Envios & Devoluções
Ao utilizar este website, está a aceitar a Política de Utilização e suas Condições Gerais, em seu nome ou em nome de uma empresa, a qual assume que representa e garante perante a NPROVIT que tem total autoridade para representação.
1) EXPEDIÇÃO E PORTES
a) As encomendas de material que se encontre em stock, recebidas dentro do horário de picking da transportadora, serão expedidas no próprio dia, caso contrário, serão expedidas no dia seguinte.
b) A recolha de encomendas nas nossas instalações poderá ser feita dentro do horário de atendimento da NPROVIT.
c) A mercadoria viaja por conta e risco do CLIENTE.
d) Os portes são suportados pelo CLIENTE, no valor identificado por alínea dedicada no Documento de Venda.
e) Não são feitos envios à cobrança.
f) A NPROVIT poderá expedir as encomendas pelo operador indicado pelo CLIENTE, desde que associado à sua conta de CLIENTE nesse operador. Qualquer necessidade especial em termos de transporte, tais como Entregas Urgentes, expedição por via aérea, etc, será integralmente suportada pelo CLIENTE.
g) Os prazos de entrega comunicados são meramente informativos, não sendo o seu cumprimento responsabilidade da NPROVIT.
h) A NPROVIT declina qualquer responsabilidade por eventual atraso ou impossibilidade de processamento da encomenda, nomeadamente no ato de entrega, decorrente de erro ou insuficiência dos dados comunicados pelo CLIENTE.
i) O incumprimento do prazo de entrega por parte do operador logístico não confere direito a reclamação de danos ou prejuízos por parte do CLIENTE.
j) As despesas inerentes a envios não rececionados no ato da entrega, não levantados (na estação dos correios/depósitos logísticos), e posterior(es) reenvio(s) de uma encomenda não rececionada/levantada, serão cobradas ao CLIENTE por meio de Nota de Débito.
k) Sempre que o CLIENTE solicitar entregas parciais de uma encomenda, estas entregas originarão cobrança de portes por cada envio efetuado. São excluídas as situações em que, por responsabilidade da NPROVIT, a encomenda não seja integralmente fornecida.
l) A expedição de encomendas poderá ser suspensa sempre que ocorra uma das seguintes situações:
i) Existência de faturas anteriores com prazo de pagamento já vencido;
ii) Existência de cheques devolvidos por falta de provisão;
iii) Montante de encomenda seja superior ao plafond de crédito atribuído ao CLIENTE
2) ENCOMENDAS DANIFICADAS NO TRANSPORTE
a) O CLIENTE deverá sempre verificar se o número de volumes recebido é o número de volumes indicado na guia de entrega da transportadora. Só pode aceitar a entrega completa. Se estiverem em falta volumes, não deve aceitar nenhum dos restantes, e deverá comunicar de imediato à NPROVIT.
b) No ato de entrega da mercadoria por parte do transportador, verifique a embalagem, e no caso de detetar alguma anomalia – dano, deterioração ou violação da embalagem, deverá de imediato comunicar ao estafeta responsável pela entrega e deverá fazer referência por escrito no documento da transportadora. Deverá dar conhecimento á NPROVIT de tal facto, e se possível, documentar de imediato fotográficamente a embalagem rececionada.
c) Alertamos que, antes de aceitarem o recebimento de qualquer encomenda por nós enviada, deverão verificar de imediato se a mesma demonstra vestígios de dano derivado do transporte, recusando a aceitação da mesma e assinalando no registo e lista de transporte da transportadora a recusa de recebimentos por estar danificada.
d) Se possível, e como ferramenta de auxilio na análise da situação, e posterior ação, agradecemos que tire uma ou mais fotos ilustrativas, procedendo ao respetivo envio para a NPROVIT, no prazo máximo de 2 dias.
e) A menção da frase “sujeita a verificação”, e devido ao seu uso abusivo, não serve de motivo de reclamação.
f) O incumprimento destas normas, privará o CLIENTE de posterior reclamação.
3) DEVOLUÇÕES
a) São aceites devoluções de mercadoria até ao prazo de 15 dias de calendário, a contar da data de receção por parte do CLIENTE, ao abrigo do nº1, do Art. 4º, e alinea b) do Art. 10º, ambos do Decreto-Lei nº 24/2014 de 14 de Fevereiro.
b) Antes de qualquer devolução, deverá contactar-nos para que seja fornecida uma referência de autorização (RMA/ADM).
c) É necessário que o CLIENTE acondicione devidamente os equipamentos nas embalagens originais.
d) Não poderão ser afixadas etiquetas ou autocolantes (do CLIENTE ou transportador) sobre a embalagem original do produto, nem qualquer tipo de escrita diretamente nas embalagens, sob pena de invalidar a aceitação da devolução.
e) Na embalagem externa, deverá ser afixado de forma bem visível a ref. de RMA/ADM – nunca na embalagem original.
f) O CLIENTE deve enviar por sua conta e risco a mercadoria. Não são aceites devoluções com qualquer valor a cobrar.
g) Caso o material a devolver tenha sido enviado por nosso equívoco, a recolha e transporte dos materiais será feita a nosso total encargo.
h) Após a receção do material devolvido, este será analisado e conferido pelo nosso departamento técnico, mediante a descrição indicada na RMA/ADM anexa.
i) A aceitação, ou não, da referida devolução, será atempadamente comunicada ao CLIENTE.
j) No caso da devolução ser aceite, será efetuada a restituição do valor de aquisição, ou, o material devolvido será reparado, ou, substituído por novo, consoante o expresso pelo CLIENTE no ato da devolução.
k) Equipamentos devolvidos nos quais se detetem uma ou mais das seguintes situações – adulteração de componentes originais, falta de manuais, falta de componentes auxiliares, danificados por dispositivos externos, danificados por subidas abruptas de tensão, modificação de firmware, manuseamento ou uso indevido, não serão passíveis de aceitação ou tratamento RMA/ADM ou ao abrigo da garantia.
l) No caso de a reclamação não ter fundamento, o material reclamado será devolvido ao CLIENTE, com portes a debitar por sua conta.
m) Todas as decisões acerca da aceitação, ou não, das reclamações apresentadas, são da exclusiva responsabilidade dos nossos serviços técnicos, pelo que não são passíveis de apelo.
n) Tratando-se de um envio de vários equipamentos para reparação, deverão incluir em cada unidade, uma nota especificando as avarias observadas.
o) Os equipamentos recebidos, deverão ser levantados até 15 dias após aviso de equipamento disponível, reparado ou não. Findo este tempo, é cobrada uma taxa de armazenamento de 2,50€/dia + IVA.
p) Os bens não reclamados após 90 dias da notificação pelos nossos serviços, e ao abrigo do artigo 1318º do Código Civil, serão considerados abandonados e a sua propriedade reverterá para a NPROVIT, doados ou enviados para reciclagem em centro competente.
4) Devoluções de “PEDIDOS ESPECIAIS”
Caso o CLIENTE pretenda devolver um equipamento adquirido que não constava do portfólio de produtos NPROVIT, ou que seja referenciado como produto “Disponível sob encomenda”, ou que, seja referenciado como equipamento não passível de stockagem habitual, são aplicáveis as seguintes condições:
i) O pedido teve carácter irrevogável, não podendo ser sujeito a devolução posterior, tal como acordado no ato da compra.
5) GESTÃO DE GARANTIAS
a) Na sua generalidade, e salvo referência expressa dos fabricantes, todos os nossos produtos em estado NOVO, estão garantidos contra defeitos de fabrico pelo prazo de 3 anos, conforme o estipulado pelo Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de outubro, excluindo-se contudo, as peças e/ou componentes de desgaste rápido decorrentes do seu uso normal. As avarias motivadas por manuseamento incorreto, deficiência de montagem, manipulação ou troca de componentes, uso de equipamento complementar não adequado, utilização diferente da preconizada pelo Fabricante, ou provocadas por causas externas tais como descargas elétricas/atmosféricas, sobrecargas de corrente, etc, não são abrangidas pela garantia.
b) A garantia não cobre em situação alguma, os portes de envio, deslocações ou mão-de-obra “in-situ” necessária às reparações. A garantia prestada pela NPROVIT está unicamente afeta aos seus clientes diretos.
c) Os produtos comercializados em estado NOVO estão sujeitos, e ao abrigo, da garantia concedida pelos respetivos fabricantes, sendo as mesmas geridas pelos próprios, devendo o CLIENTE apresentar a cópia da fatura de compra.
d) Os produtos comercializados em estado RECONDICIONADO ou REFURBISHED, estão sujeitos a uma garantia de 1(um) ano, expressa e tacitamente aceite pelo CLIENTE no ato da formalização da compra. A gestão da garantia é efetuada pela NPROVIT. Nestes casos, e quando validado o defeito, procederá a NPROVIT à reparação ou substituição de produtos em garantia sem custos de peças, componentes e/ou serviços se for inequivocamente comprovado o defeito do equipamento e o uso adequado do mesmo.
Para mais informações, consulte a publicação europeia: https://europa.eu/youreurope/citizens/consumers/shopping/guarantees-returns/index_pt.htm
6) RESPONSABILIDADE
A NPROVIT declina toda a responsabilidade por danos produzidos direta ou indiretamente a pessoas ou bens, por instalações realizadas pelos nossos clientes, com os materiais por si comercializados, já que entende que o instalador está ciente das limitações tanto técnicas como legais, assim como da regulamentação vigente para a instalação dos referidos equipamentos.
7) Resolução de Litígios
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a esta Entidade de Resolução de Litígios. Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt